09 jul

Quais são as principais diferenças entre hospedagem paga e gratuita?

No mundo dos negócios, tudo deve ser minimamente calculado, seja capital inicial, marketing, fidelização do cliente e o mais importante, ferramentas para tornar determinado trabalho, possível. Inevitavelmente, quando falamos de ferramentas de trabalho, estamos nos referindo à tecnologia (sites, e-commerce, redes sociais e etc.)

Independente se for micro ou um grande empresário, quem ainda enxerga a tecnologia como “um bicho de sete cabeças” e por uma necessidade (evolução do mercado), tenta se adaptar a ela, possui a seguinte dúvida: Que tipo de site devo criar? Devo pagar por uma hospedagem ou não?

A resposta para essa pergunta é: Depende, pois cada empresa possui uma necessidade e objetivos diferente. Veja neste artigo quais são as principais diferenças entre a hospedagem paga e a gratuita.

Preço

Não poderíamos citar outro item como o primeiro dessa lista. O motivo é a possibilidade de quanto um empresário pode investir em seu site. Para MEIs (Micro Empreendedores Individuais) ou empresas de pequeno porte, a única opção viável, em um primeiro momento, acaba sendo a hospedagem gratuita, até chegar a hora em que o estabelecimento começa a dar lucro e por conseqüência, seja possível investir na área da tecnologia.

Segurança e Estabilidade

Uma questão muito importante, pois a hospedagem gratuita é mais vulnerável a invasões de hackers. Obviamente, isso não significa que este site será invadido, mas sim que caso haja uma tentativa, o sistema estará mais protegido.  Mesma lógica quando o assunto é estabilidade, pois hospedagens gratuitas sofrem quedas de sistema constantes.

Recursos Extras

Muitas empresas precisam de ferramentas como e-commerce, um player ou até mesmo um backup regular e um e-mail marketing, entre muitas outras. Determinados recursos apenas funcionarão caso sejam aplicados em um site com hospedagem paga, pois exigem determinado conhecimento de programação.

Objetivos

Neste quesito cabe uma série de opções. Caso o foco seja conseguir informações de clientes, através de um formulário (landing pages), e que este site ficará pouco tempo no ar, uma hospedagem gratuita serve para a ocasião. Idem para quem apenas divulga o seu serviço na internet e meios de contato (telefone, e-mail, etc), não necessitando de uma página mais “trabalhada”, digamos assim, com funcionalidades mais complexas.   

Agora, caso a intenção seja ter o maior tráfego de pessoas ao mesmo tempo, acesso detalhado de métricas, implantar um e-commerce, ou disponibilizar recursos interativos aos usuários, e se este site rodará por tempo indeterminado, então o mais recomendado é adquirir uma hospedagem paga.